Consolidar as políticas territoriais como modelo de desenvolvimento sócio-econômico, cultural e sustentável, de forma participativa, aproveitando os potenciais e as vocações de cada um dos 26 Territórios de identidade do estado. Este é o objetivo do Núcleo de Desenvolvimento dos Territórios Milton Santos, inaugurado neste sábado (18), pelo governador Jaques Wagner. A solenidade no Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna, reforçou a homenagem ao geógrafo Milton Santos, um dos intelectuais mais importantes do Brasil, que chegou a receber, em 1994, o prêmio Vautrin Lud – o "Nobel" da geografia.

O núcleo vai monitorar, acompanhar e avaliar a implantação das políticas públicas nos territórios. Além disso, serão elaborados planos de desenvolvimento integrado e sustentável nas regiões. Para o governador Jaques Wagner, a implantação do núcleo é o maior desafio do governo. “Inaugurar obra é fácil, é só ter dinheiro. Mas, mudar uma cultura é o grande desafio. Esse centro vai integrar as regiões e fazer os territórios se desenvolverem melhor”, afirmou.

De acordo com o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, o espaço vai fortalecer o arranjo institucional. “O núcleo vai servir para agrupar e integrar as ações de governo para fazer com que os territórios se desenvolvam de forma sustentável”, disse.

Para intensificar os trabalhos, foi autorizada a entrega de 26 kits de tecnologia – compostos por computadores, impressoras e pen drives. Os equipamentos serão  distribuídos entre os territórios de identidade. Ainda foi assegurada a implantação de um Centro Digital de Cidadania (CDC) à comunidade indígena Tupinambá, que vai atender a 350 famílias da localidade.

Para o índio e gestor do CDC, Cláudio Magalhães, esta é mais uma ação do governo que possibilita a inclusão digital. “Atualmente, a inclusão digital é essencial não só para os índios, mas, também para qualquer pessoa que queira entrar no mercado de trabalho. Esse CDC vai mudar a realidade de nossa comunidade. Agora todos terão acesso rápido a informação”, comemorou.