O feriado e o final de semana deverão ser de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas nas regiões Nordeste, Sul e Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e Região Metropolitana. A previsão foi divulgada pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

Nestas localidades, isto acontece devido aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico em direção ao continente, associado à temperatura da superfície do mar, que está um pouco acima da média climatológica, segundo explicou a meteorologista do INGÁ, Maryfrance Diniz. As temperaturas deverão variar entre 21ºC e 23°C (mínimas) e entre 29ºC e 31°C (máximas).

Já nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, o tempo também deverá ficar parcialmente nublado com chuvas fracas de sexta-feira (01) a domingo (03), mas devido à Zona de Convergência Intertropical associada às temperaturas elevadas. As mínimas devem variar entre 21ºC e 23°C e as máximas entre 29ºC e 32ºC.

Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde deverão ocorrer as menores temperaturas do Estado, com valores oscilando entre 18ºC e 20°C (mínima) e entre 27ºC e 29°C (máxima), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas.

No fim de semana, o literal deve ter maré alta variando entre 1,6 e 2,1 metros de altura, atingindo seus máximos em torno das 10h e 22h. As alturas mínimas deverão ocorrer em torno das 04h e das 16h, com valores variando entre 0,5 e 1,0 metro. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a 2,0 metros.

A nebulosidade associada aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico e a Zona de Convergência Intertropical ainda mantém os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV) elevados na maior parte do Nordeste brasileiro, com valores variando entre 08 e 10. Estes índices classificados na categoria Muito Alto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), requerem cuidados quanto aos efeitos nocivos da radiação solar.