O feriadão de Páscoa deverá ser de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas em praticamente toda a Bahia. O boletim meteorológico especial com a tendência climática para os próximos quatro dias foi divulgado nesta quarta-feira (08) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ).

De acordo com a meteorologista do INGÁ, Maryfrance Diniz, é a frente fria que se desloca pela Região Sudeste em direção ao Nordeste brasileiro associada à umidade que vem da região Amazônica que deverá deixar o tempo nublado com pancadas de chuvas fracas em quase todo o estado. “O tempo está chuvoso porque a umidade vinda da Amazônia se associou à frente fria vinda do Sudeste. Quando uma dessas ações atua isoladamente, é possível que não se tenham chuvas, porém os dois sistemas juntos proporcionam o tempo fechado”, explicou Diniz.

Eventos de chuvas moderadas a fortes poderão ocorrer em áreas isoladas das regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul. A tendência é que essa previsão se mantenha para domingo (12). “Nós classificamos como chuvas fortes aquelas que se encontram na classificação acima de 55 milímetros”, explicou Maryfrance.

A previsão para a região do Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e Região Metropolitana, é que o céu mantenha-se nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, e as temperaturas com mínimas de até 23ºC e máximas em torno de 32°C.

As temperaturas previstas para a maioria das regiões do estado deverão oscilar em torno de 23ºC (mínimas) a 33ºC (máximas). As menores temperaturas (19ºC) deverão ser registradas nas regiões Sudoeste e Chapada Diamantina. Já as maiores temperaturas, 34°C, deverão ocorrer nas regiões Norte e Nordeste.

Radiação

O aumento da nebulosidade reduz a incidência de radiação solar e, consequentemente, radiação ultravioleta. Mesmo assim, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV) 10 e 12, previstos para o período entre os dias 09 e 11 de abril de 2009 ainda fazem parte das categorias Muito Alta e Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Marés

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 2 e 2,6 metros de altura, atingindo seus máximos em torno das 03h e 15h. As alturas mínimas deverão ocorrer em torno das 10h e das 22h, com valores variando entre 0,1 e 0,6 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a 1,8 metros.