As experiências baianas bem-sucedidas na área de combate à pobreza têm atraído a atenção de missões estrangeiras de várias partes do mundo. Um exemplo deste interesse foi constatado esta semana, quando uma delegação do governo chinês, acompanhada de uma equipe do governo estadual e de um representante do Banco Mundial (Bird), esteve nos municípios de Cipó, Ribeira do Pombal e Tucano, na região nordeste, para conhecer “in loco” as ações que vêm sendo desenvolvidas com êxito pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir.

Maria Celeste de Jesus, 55 anos, moradora há 32 anos do distrito de Amari, no município de Cipó, com entusiasmo e muita simplicidade, tenta explicar a visita inesperada, em sua casa, de uma delegação do governo chinês, mostrando as benfeitorias recebidas pela comunidade. “Tem dois anos que tudo aqui mudou para todo mundo. Antes, a gente tinha que andar até o rio para tomar banho. As necessidades também eram feitas do lado de fora. Desse tempo todo que moro aqui, só nos últimos tempos veio esse alívio”, disse, apontando a estrutura nova e bem construída do sanitário residencial.

Celeste, o marido e os filhos, que, junto aos membros da Associação Comunitária de Amari, participaram de uma reunião com representantes dos governos baiano e chinês, para descrever como o Produzir atua nas comunidades rurais, integram as 80 famílias atendidas pelo projeto de melhorias sanitárias.

As ações têm como meta elevar a autoestima dos beneficiários, reduzir o índice de doenças parasitárias e fortalecer a organização comunitária.

As obras, executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), integram um conjunto de intervenções realizadas pelo governo estadual no semiárido para elevar a qualidade de vida da população.

Em Ribeira do Pombal, no Assentamento de Cova da Árvore, onde a comitiva teve seu primeiro encontro com as comunidades rurais, Maria Francisca dos Santos, 58 anos, com 12 filhos e moradora há 11 anos da localidade, também contou para os visitantes que, antes da implantação do sistema de abastecimento de água local, a população vivia sob susto, esperando a chegada do carro-pipa.

As pessoas pegavam água, “da cor de barro, de sangue”, num tanque de barreira, para lavar e cozinhar. “A água que chegou, melhorou em tudo, até na saúde dos meninos”, afirmou Maria Francisca.

Para Francisco Alves de Oliveira, 66, presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Cova da Árvore, a implantação de uma Casa de Mel pela CAR foi também outra ação que beneficiou diretamente a população local. Hoje, a associação conta com 80 pessoas.

Ele disse que todas as obras da CAR na comunidade foram bem-vindas. Os moradores contam agora com água, escola, energia, casa de farinha e uma casa de mel que ajuda no sustento de muitos.

As famílias, segundo Francisco, procuram viver associando várias alternativas de renda como mel, farinha, leite e plantação de culturas como o feijão, milho, melancia e abóbora. “Se não tiver florada e não for época de produzir mel, temos agora como ganhar de outro jeito.

Mas, aqui, temos 26 pessoas trabalhando diretamente com o mel. A produção é de 15 a 24 toneladas por ano e a tendência é aumentar. Tiramos duas safras por ano”.

De acordo com a equipe técnica do Produzir, entre os resultados alcançados pelo projeto da Casa de Mel estão o aumento da produção e melhoria da qualidade do produto, o aumento do número de produtores, o fortalecimento da organização comunitária e a qualificação da mão-de-obra local.

Outros impactos relacionados ao projeto são a melhoria na qualidade de ensino, a alfabetização de jovens e adultos, redução de doenças transmitidas pela água e satisfação dos beneficiários.

Rede de Apicultura

O diretor executivo da CAR, Paulo Cezar Lisboa, que acompanhou a missão chinesa e as reuniões realizadas com as comunidades no interior do estado, após visita feita às instalações da Central de Cooperativas de Apicultores da Bahia (Cecoapi), no município de Ribeira do Pombal, destacou que a empresa está trabalhando para que a unidade seja uma cooperativa exportadora de mel na Bahia.

“Queremos construir uma rede baiana de apicultura que permita articular todos os centros de produção de mel do estado para que possamos exportar”, disse.

A Cecoapi possui 600 apicultores, agrega cooperativas dos municípios de Ribeira do Pombal, Jeremoabo, Tucano e Inhambupe, e é apoiada pela CAR por meio do projeto de adequação das estruturas de beneficiamento e comercialização do mel.

Segundo Cezar Lisboa, a atividade de produção do mel em Ribeira do Pombal desperta a atenção porque o produto já foi apresentado à Europa e constatada sua alta qualidade. “Os chineses vieram saber como a Bahia faz projetos verdadeiramente produtivos com efetiva participação das comunidades, numa região semiárida como essa”.

O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, também presente às visitas realizadas pela missão chinesa, ressaltou que “a delegação chinesa veio porque o Banco Mundial, analisando vários projetos de combate à pobreza em países de todo mundo, percebeu que no Brasil, especialmente na Bahia, o trabalho está avançado e dando certo”.

De acordo com Lucas, ao longo de dois anos, o governo estadual vem trabalhando de modo intenso a agricultura familiar e as ações que, de fato, beneficiam as comunidades mais carentes do estado.

Ele explica que “os representantes do Bird constataram que os recursos estão sendo bem aplicados, com os benefícios chegando a quem realmente precisa, e isto tudo é resultado de uma parceria com as diversas secretarias estaduais e com os ministérios do governo federal, numa articulação com os governos estadual, municipal, sociedade civil e iniciativa privada”.