A Embasa, por meio do Programa Água Para Todos, concluiu nesta quarta-feira (22) o serviço de ampliação do abastecimento de água tratada para diversas localidades do subúrbio de Salvador. A iniciativa beneficia aproximadamente 600 mil pessoas que sofriam há várias anos com o fornecimento irregular, principalmente nas áreas mais altas.

A melhoria na rede distribuidora que atende parte do subúrbio pelo reservatório de Águas Claras foi possível com a interligação da linha-tronco de dois quilômetros entre o sistema adutor da Estação Principal de Tratamento de Água e o sistema distribuidor do reservatório elevado localizado neste bairro.

A partir desta semana quando o novo trecho implantado entrar em operação, a vazão de distribuição será aumentada em 20%. Esta foi a última de três etapas de melhorias operacionais realizadas na região, visando regularizar o fornecimento de água em áreas críticas.

Os bairros beneficiados são Pau da Lima, Castelo Branco, Cajazeiras, Águas Claras, Vila Canária, Jardim Cajazeira, Porto Seco Pirajá, Dom Avelar, Granjas Rurais, São Marcos, Sete de Abril, Estrada Velha do Aeroporto e Canabrava.

Em meados do segundo semestre do ano passado o governo estadual concluiu duas novas etapas da rede em diversas etapas no complexo de Cajazeiras, em Águas Claras, Castelo Branco, Mata escura e Granjas Rurais.

As melhorias no abastecimento foram comprovadas na diminuição em 80% nas ocorrências de interrupção no fornecimento. O número de reclamações pelo sistema 0800 555 195 também sofreu grande redução.