Todos os produtos saneantes domissanitários fabricados pela Protelim Produtos Automotivos Ltda., com sede em São Paulo (SP), e os da ICQL Química Ltda., com sede em Duque de Caxias (RJ), estão com a fabricação, a distribuição, o comércio e o uso suspensos em todo o território nacional. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porque os produtos não possuem registro, sendo que a primeira empresa não tem autorização de funcionamento.

Em outra resolução, a Anvisa determinou como medida de interesse sanitário a interdição cautelar, em todo o território nacional, do lote 08E481 do medicamento Duzimicin (amoxilina 250mg/5ml) 60ml de suspensão, fabricado pela Prati Donaduzzi & Companhia Ltda., com sede em Toledo (PR), pelo prazo de 90 dias.

Outro lote suspenso é o 709456 do produto Ocylim (amoxilina) 500mg/cápsula, fabricado por Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda., com validade até agosto de 2010. Segundo a Anvisa, o referido lote apresentou desvio de qualidade relacionado ao teor de amoxilina.

Também foram suspensos a fabricação, a distribuição, o comércio e o uso, em todo o país, de todos os produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados por Fórmula Quântica Indústria e Comércio de Florais, Géis Florais e Produtos Naturais Ltda., de Maringá (PR), por não possuir autorização de funcionamento e registro perante a agência.

Outro produto suspenso pela Anvisa foi o desinfetante Spooma Titanic, fabricado pela Davi Victor Lima Rocha Santos-ME (nome fantasia Produtos Brynna/Spooma), de Santa Luzia (PB), por não possuir registro/notificação na agência.