Como já aconteceu no último jogo entre os times do Bahia e do Vitória, em março, os torcedores que forem, domingo (26), ao Estádio de Pituaçu para a primeira partida entre os dois times que disputam a final do campeonato baiano serão também convocados para se engajar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia entra em campo com faixas, placas e veiculação de um spot, peças desenvolvidas para a terceira grande campanha de mídia para alertar a população da necessidade constante de combate à doença. Além disso, serão exibidas informações importantes sobre a campanha no placar eletrônico do estádio.

Também serão distribuídas 500 camisas e 800 bolas com a marca da campanha e a frase Faça também o seu gol de placa. As faixas, personalizadas com as cores de cada time e estampando mensagens relativas à campanha, serão conduzidas pelos jogadores do Bahia e do Vitória, que também jogarão bolas e camisas para as torcidas.

A Sesab vem realizando ações de mobilização em estádios de futebol frequentemente, não só para divulgar informações sobre a dengue, mas também estimulando a doação de órgãos e incentivando a vacinação contra a rubéola.

Apesar de todo o empenho do Governo do Estado, que vem desenvolvendo, desde 2007, uma série de ações de combate à dengue, a Bahia registra um alto índice de casos da doença. Entre as medidas já adotadas pela Sesab estão a ampliação da oferta de leitos e a instalação de postos de hidratação em municípios mais atingidos pela doença, como Itabuna, Jequié e Salvador, e a aquisição de equipamentos hospitalares, veículos e equipamentos para aplicação de inseticida.