A assinatura da Carta do Vale do Médio São Francisco, pacto envolvendo 55 municípios que compõem duas macrorregiões de saúde, a de Juazeiro, na Bahia, e a de Petrolina, em Pernambuco, simbolizou a constituição da primeira Região Interestadual de Saúde criada no Brasil. A carta foi assinada quinta-feira (16), na abertura do Primeiro Fórum Macrorregional: implementação da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, realizado em Juazeiro, pela representante do Ministro da Saúde, Cleusa Bernado, o secretário estadual da saúde da Bahia, Jorge Solla, e o representante da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Frederico Amâncio.

Na prática, o pacto cria um ambiente de cooperação e parcerias que beneficiará diretamente uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes, potencializando e qualificando o atendimento. O secretário Jorge Solla acredita que os benefícios desta articulação mais ampla serão percebidos rapidamente. “Otimizando o que se tem de melhor em cada unidade e organizando a oferta, teremos mais eficiência e qualidade no atendimento à população”. Ele acredita muito neste modelo ampliado, mesmo porque as caraterísticas da região são favoráveis. “Temos duas grandes cidades unidas pelo Rio São Francisco e que podem pensar e articular diversos serviços, fato que possibilita uma potencialização mais rápida das ações. Estamos construindo um hospital que trará orgulho para esta região e, juntamente com as excelentes unidades que temos em Petrolina, funcionará como um sistema integrado e articulado beneficiando à população”, complementou.

Com a criação da primeira Região Interestadual de Saúde, se estabelece uma rede articulada de atenção à saúde. Para tanto, a pactuação entre o Ministério da Saúde, as secretarias da Saúde da Bahia e Pernambuco e os 55 municípios que compõem as duas macrorregiões, definiu que os serviços de maior complexidade serão prestados por estas duas cidades polo. Foram estabelecidos ainda os perfis dos serviços de alta complexidade ofertados em Juazeiro e Petrolina, para que um serviço complemente o outro, organizando a rede e possibilitando uma variedade maior de serviços.

A secretária substituta da Atenção à Saúde, Cleusa Bernado, disse que esta atitude pode trazer, a curto prazo um salto de qualidade enorme nos serviços à população. “Esta iniciativa dos governos da Bahia e Pernambuco de alinharem seus projetos e suas ações trará excelentes frutos. Penso que desta forma temos grandes possibilidades de acabar com o sofrimento da população das cidades do interior, que peregrinam pelas capitais em busca de atenção especializada”, avaliou.

Dentro desta nova ordem, a cidade de Juazeiro prestará serviços especializados nas áreas de oncologia (quimioterapia, cirurgia oncológica e radioterapia), nefrologia, doenças infecciosas, cardiologia, sendo que a maioria dos serviços será prestado pelo Hospital Regional de Juazeiro (unidade em fase final de ajuste ao projeto pactuado e com inauguração prevista para o segundo semestre de 2009).

O município de Petrolina vai ofertar os serviços nas áreas de neurocirurgia, traumato-ortopedia, cardiologia, gravidez de risco e UTI neonatal, nos hospitais do Trauma, Dom Malan e Memorial, todos já funcionando dentro desta nova lógica.

A Atenção Básica foi um assunto que também mereceu destaque e todos os gestores municipais serão convocados a cumprir as metas pactuadas. Para o secretário executivo de coordenação geral da Secretaria da Saúde de Pernambuco, Frederico Amâncio, este aspecto é fundamental para o sucesso da Região Interestadual de Saúde. O secretário Jorge Solla acrescenta que se as coberturas pactuadas na atenção básica forem cumpridas, aproximadamente 85% dos problemas serão resolvidos ainda no municípios.. Daí a importância que estas metas sejam implementadas com muito rigor e determinação”, finalizou.