Profissionais de saúde que atuam em emergências de unidades hospitalares da 1ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), de secretarias municipais da Saúde da Região Metropolitana de Salvador e nos programas de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) e de Saúde da Família (PSF) vão participar do Seminário de Urgências Toxicológicas.

O evento, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), acontecerá no dia 30 deste mês, das 8 às 18h, no auditório do Hospital Geral Roberto Santos.

Serão capacitados profissionais de saúde dos níveis médio e superior para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos casos de intoxicações exógenas. A Sesab dará continuidade ao processo de descentralização das ações de toxicovigilância, desencadeado pelo Ciave em 2005, e que já contemplou mais de 10 mil profissionais de Salvador e municípios do interior.

A diretora do serviço, Daisy Schwab, explica que o projeto também inclui a implantação de bancos de dados nos municípios já contemplados com os treinamentos e de bancos de antídotos nos hospitais de referência das regionais.

Centro

Criado em agosto de 1980, o Ciave foi o segundo do país a entrar em funcionamento, constituindo-se atualmente em referência para o todo o Nordeste. O centro é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como modelo para países em desenvolvimento.

Atua como responsável pelo fornecimento de informações toxicológicas para a Bahia e outros estados do Nordeste, orientação, diagnóstico e terapêutica de pacientes intoxicados, realização de análises toxicológicas de urgência, identificação de animais peçonhentos e plantas venenosas, controle e manutenção de bancos de antídotos e sua distribuição na rede estadual de saúde.