Apontado como autor de mais de 40 homicídios, além de assaltos a ônibus e a estabelecimentos comerciais, o traficante Josenir Ferreira Conceição, o “Jô Pivete”, 25 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (30), durante um confronto com equipes da Delegacia de Homicídios, no bairro do Arenoso. Ao cumprirem um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça contra Josenir, os policiais foram recebidos à bala.

O tiroteio aconteceu na 2ª Travessa Santana, Rua Edgar Pereira da Cruz, onde “Jô Pivete” estava escondido com mais seis comparsas. Eles tentaram escapar pelo telhado da casa, pulando para imóveis vizinhos, mas acabaram alvejados.

Durante a troca de tiros, também morreram João Felipe Amaral dos Santos, 18 anos, João Paulo dos Santos das Virgens, 25, e Ronaldo Santos Araújo, 25, além de um outro homem ainda não identificado. Vinte e sete investigadores da DH participaram da operação, utilizando sete viaturas.

Capturado

Josimar Santos Almeida, 21 anos, considerado o braço direito de “Jô Pivete” foi capturado e encontra-se na carceragem da DH. No esconderijo dos traficantes – uma casa invadida pelo grupo, e cujo dono está em viagem – os policiais apreenderam maconha, televisores, DVDs, aparelhos de som, celulares, notebooks, diversas placas de computador e cerca de R$ 500,00 em dinheiro, provavelmente produto de roubo.

Uma pistola 380, dois revólveres calibre 38 e uma escopeta calibre 12 também foram apreendidos no imóvel, além de várias ampolas de medicamentos injetáveis. Os investigadores encontraram ainda em poder dos traficantes duas camisas da Polícia Civil, sete toucas tipo “Brucutu” e duas camisas da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Segundo a delegada Inalda Cavalcante, titular da Delegacia de Homicídios, os integrantes da quadrilha vestiam as camisas das duas instituições públicas para ter acesso facilitado a coletivos e a estabelecimentos comerciais, onde praticavam assaltos. Líder do grupo, que agia principalmente na região do Arenoso, “Jô Pivete”, vinha sendo investigado há cerca de oito meses.

Sequestro

Em março deste ano “Jô Pivete” seqüestrou, em companhia de mais quatro homens, um adolescente de 14 anos, filho de um traficante rival conhecido como “Real”.

A ação criminosa foi frustrada por agentes da 11ª Delegacia que durante um confronto balearam um dos seqüestradores, que veio a óbito, e prenderam os outros três envolvidos, identificados como Gilson Barbosa Santos, Edson Santos e Santos e Rodrigo Santos Silva.

Na ocasião “Jô Pivete” conseguiu fugir. Gilson, Edson e Rodrigo permanecem custodiados na carceragem da 11ª CP.