Considerada a maior festa popular do interior da Bahia, a Micareta de Feira de Santana, encerrada domingo (19), registrou 393 ocorrências policiais contra as 577 verificadas na folia de 2008, uma redução de 31,9%, de acordo com o Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep). No quarto dia da micareta (18), investigadores da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Feira) fizeram uma das maiores apreensões de crack desde ano na Bahia – 12,3 quilos da droga, em poder de José Ricardo Lopes, 29 anos.

José Ricardo declarou que receberia R$ 4 mil para entregar a droga a um homem na Estação Rodoviária de Feira. O encarregado de receber a encomenda está sendo procurado pela polícia.

Nos quatro dias da festa foram registrados 122 casos de furto, contra os 204 ocorridos em igual período no ano passado (redução de 40,2%). As ocorrências de roubo registraram queda de 53,8% (seis casos este ano, contra 13 na festa de 2008). As polícias Civil e Militar trabalharam integradas na Micareta de Feira de Santana, iniciada na última quarta-feira.

Segundo o Centro de Documentação e Estatística Policial, 12 pessoas foram presas em flagrante durante a micareta/2009, 50% a mais do que no ano passado. Houve também 31 casos de lesão corporal, além da condução de 52 pessoas para unidades policiais. Vinte e dois usuários de drogas foram surpreendidos pela polícia, bem como cinco pessoas envolvidas com o tráfico.

As ocorrências de vias de fato (brigas e agressões) totalizaram 175 este ano (redução de 42,4%, comparando-se com 2008). Durante a Micareta de Feira foram registrados ainda 28 casos de rixa e um homicídio. A polícia apreendeu na festa duas armas de fogo e três armas brancas.