A ampliação do entrosamento entre as polícias, a articulação de megaoperações para combater o crime organizado e maiores investimentos nas Corregedorias de Polícia, foram os principais assuntos discutidos no encontro do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que reúne os chefes da pasta em todos estados do Brasil. O evento foi idealizado pelo secretário José Mariano Beltrame (Rio de Janeiro) e teve início quarta-feira (29), na capital carioca.

O secretário da Segurança Pública da Bahia, César Nunes, ressaltou a importância do encontro, que congrega a união de esforços para dar uma resposta imediata ao crime organizado. Destacou as operações conjuntas que tiraram de circulação o traficante Cláudio Campanha, preso no Ceará, e o recente trabalho investigativo das polícias Civil da Bahia e do Rio de Janeiro, que resultou na captura de uma delegada ligada ao tráfico de drogas no município de Valença.

Tráfico de drogas e roubo de cargas também foram tópicos abordados pelos secretários no evento, encerrado na tarde desta quinta-feira (30), que faz parte do calendário que precede a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, programada para ser realizada em Brasília, entre os dias 27 e 30 de agosto.