A população de Jaguarari contará a partir do mês de maio com o serviço de ouvidoria no município, após parceria da prefeitura com a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia. A ouvidoria vai capacitar os servidores, prestar assessoria técnica para a instalação do serviço e disponibilizará o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) para o funcionamento da ouvidoria municipal.

Nesta terça-feira (14), o Ouvidor Geral de Jaguari, Gerinário Crisostomo Nascimento, visitou a Ouvidoria Geral do Estado para conhecer a estrutura da OGE e definir estratégias para a otimização da prestação do serviço aos cidadãos.

“Com a ouvidoria, certamente, iremos ampliar a participação da população na administração pública e poderemos fazer uma gestão mais transparente e democrática”, diz Gerinário.

Para o coordenador de Ouvidoria Especializadas e Projetos da OGE, José Weber, com a instalação da ouvidoria, o executivo municipal irá ter uma ferramenta a mais para a gestão pública. “Com a ouvidoria será possível identificar os pontos fortes e fracos da administração publica e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos”, explica.

Funcionamento em rede


Com a instalação da ouvidoria, a prefeitura de Jaguarari irá integrar a Rede de Ouvidorias Públicas da Bahia, composta por 87 ouvidorias especializadas e 20 ouvidorias parceiras, interligadas em rede através do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG).

O sistema é uma ferramenta analítica, voltada para diagnóstico e prognóstico em gestão pública. A análise estatística dos registros gera indicadores importantes para as necessidades de mudanças em processos administrativos, correção de deficiências e melhoria na qualidade de serviços públicos.