A população baiana irá ganhar 33 novos pontos de ouvidoria em todo estado. Com a decisão da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia e da Ouvidoria Especializada da Secretaria da Educação de descentralizar o serviço de ouvidoria junto as Diretorias Regionais de Educação (Direc), os canais de diálogo entre sociedade e governo serão ampliados e fortalecidos.

Em cada uma das Direc, o cidadão poderá registrar sua reclamação, denúncia, elogio ou sugestões referentes aos serviços públicos estaduais. Além disso, as respostas às manifestações relacionadas à rede estadual de ensino terão respostas mais qualificadas e de forma mais rápida.

Para o ouvidor titular da Secretaria da Educação, Francisco Neto, a Ouvidoria precisa estar mais próxima do cidadão e ao ampliar o serviço para as Direc será possível identificar os pontos fortes e fracos na área da educação. “Com essa descentralização, a ouvidoria estará mais próxima da comunidade escolar e será importante para solucionar eventuais problemas”, disse Neto.

O ouvidor geral do Estado, Jones Carvalho, acredita que a descentralização contribuirá também para a interiorização do serviço de ouvidoria, tendo em vista que as 33 Direc representam e atuam em todos os municípios baianos. “É um direito do cidadão ter resposta aos seus pleitos e participar da administração pública. Portanto, quanto mais estivermos próximo dos cidadãos maior será a nossa capacidade de melhorar a prestação dos serviços públicos", pontua Carvalho.

O anúncio da ampliação da ouvidoria nas 33 Direc foi realizado durante o I Encontro de Formação para Acompanhamento às Escolas, que começou segunda-feira (6) e termina nesta quarta-feira ( 8), no Hotel Vilar Mar, em Salvador. O evento debate alternativas para potencializar a atividade educacional na rede estadual de ensino.