Será divulgada até a próxima segunda-feira (04) – no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), www.secti.ba.gov.br – a lista dos candidatos aprovados no exame de seleção de jovens da rede pública de ensino para o curso gratuito de Formação em Tecnologia da Informação.

A iniciativa faz parte do Programa Aprendizado Jovem (Proaj), uma ação do Governo da Bahia em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, através do Plano Setorial de Qualificação (Planseq). Candidatos de Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista fizeram as provas no domingo (26).

Uma parceria com a Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet) e a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação) vai facilitar o contato dos jovens com as empresas, que aproveitam a oportunidade para encontrar novos talentos em programação.

Dados do Instituto Brasil para a Convergência Digital (IBCD) apontam que 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Na mesma pesquisa, o IBCD verificou que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência das empresas desse setor.

“O programa está focado em áreas que possuem muitas vagas em aberto no mercado baiano. Existe uma demanda muito grande por profissionais capacitados nestes segmentos e que possuam conhecimento em inglês, por isso o programa também conta com aulas de inglês básico”, explicou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira.

O Proaj é uma ação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Educação (Sec) e da Assessoria de Gestão Estratégica de TIC (Agetic) da Casa Civil, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Softwares e Serviços para Exportação (Brasscom), a Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (Assespro) e Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD). A turma piloto do programa já formou 80 alunos e 350 outros jovens estão em sala de aula desde o dia 11 de fevereiro deste ano.