O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Ildes Ferreira, é o novo diretor da região Nordeste do Conselho dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). A eleição aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (2) no Fórum Nacional do Conselho, que segue até amanhã (3), em Curitiba. Também foi eleito o novo presidente do Consecti, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará, René Teixeira Barreira.

Ao tomar posse, Ildes Ferreira explicou que pretende ampliar a participação dos municípios nos assuntos referentes à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e que vai lutar por uma distribuição mais justa dos recursos direcionados à CT&I. “Os municípios tem participado muito pouco dos debates e das decisões da política de ciência e tecnologia e isso resulta em baixo acesso a programas que poderiam ser implementados e a recursos federais e estaduais”, disse.

Ferreira já tem agendado uma reunião com o presidente do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de CT&I, Sílvio Roberto Ramos, com o objetivo de criar mecanismos de incentivar a criação de secretarias, diretorias ou superintendências de CT&I nas prefeituras dos municípios baianos.

Em relação às disparidades regionais nos investimentos para o setor, o secretário da Bahia explicou que sua atuação será marcada pela luta por uma distribuição de recursos federais que leve em consideração as diferenças regionais.

Historicamente as verbas direcionadas à CT&I sempre ficaram no Sudeste e Sul, ficando o Nordeste, Norte e Centro-Oeste carentes de investimentos”, declarou. O Consecti é um órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das secretarias de CT&I dos estados brasileiros. A próxima reunião do Conselho acontecerá em Brasília, numa data que será marcada amanhã.