Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vai mostrar que é tão “boa de bola” quanto é de tecnologia robótica. De 29 de junho a 5 de julho, o Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da universidade comanda as duas únicas equipes baianas que irão participa da RoboCup 2009, em Graz, na Áustria.

As equipes Bahia 2D e Bahia 3D da UNEB foram classificadas para representar o Brasil em duas modalidades: Futebol de Robôs Simulado 2D e Futebol de Robôs Simulado 3D, categorias ligadas à área de programação (inteligência artificial). Elas serão formadas por quatro estudantes do curso de Sistema de Informação da universidade: Adailton Júnior, Adriano Botelho, Bruno Silva e José Grimaldo, que serão acompanhados pelos docentes Josemar Souza e Marco Simões.

Realizada anualmente desde 1997 pela RoboCup Federation, a RoboCup é um evento que reúne simpósios científicos com competições de futebol entre robôs de resgate e robôs de serviços domésticos, em que participam cerca de 40 países.

A grande meta do evento é construir, até 2050, um time de robôs humanóides capazes de vencer uma partida de futebol contra a seleção campeã da Copa do Mundo de Futebol de humanos. Em 2007, a Asco participou do evento pela primeira vez, em Atlanta, nos Estados Unidos, e se classificou em quarto lugar na modalidade mista (robôs físicos que jogam em ambiente físico). Na edição de 2008, em Suzhou, na China, a equipe conquistou o terceiro lugar, na mesma categoria.

No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de Sistema de Informação da UNEB foi classificado em primeiro lugar das regiões Norte e Nordeste e em quinto lugar no Brasil.

Mais informações no site www.uneb.br.