A taxa de desocupados em Salvador e Região Metropolitana no mês de março ficou em 11,9%, sendo o menor percentual dos últimos sete anos. O número de trabalhadores que passaram a ter carteira assinada em março, teve um acréscimo de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado e o número de pessoas ocupadas também aumentou 4% no período. Os números são da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (24).

“Temos que comemorar o fato de, em plena crise econômica internacional, o mês de março ter registrado o menor número desde 2002 e também de ter havido acréscimo no número de trabalhadores com carteira assinada, o que significa garantias trabalhistas asseguradas e melhorias da qualidade de emprego”, destaca o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.

Com 15,8% de acréscimo entre março de 2009 e o mesmo período de 2008, o setor de serviços foi o que teve melhor desempenho na RMS. Na opinião do secretário, o resultado é fruto, em parte, do empenho do Governo da Bahia em atrair mais investimentos para o estado. “Agora mesmo, na viagem à Índia, o governo já noticia o interesse manifestado por 20 empresas indianas em investir no estado. Isso significa mais emprego e mais desenvolvimento para toda Bahia”, observa Vasconcelos.

Nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE em março – Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre – houve acréscimo de 9 mil pessoas ocupadas entre os meses de março e fevereiro e de 184 mil trabalhadores quando comparados março de 2009 e o mesmo período do ano passado.