As possibilidades do governo da Bahia participar do programa Pró-equidade de Gênero, realizado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República foram ampliadas.

Na tarde de quinta-feira (23), mais de 40 órgãos da administração estadual participaram, na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de um encontro com a representante da SPM, Eunice Morais, para conhecer o programa e seus objetivos.

O encontro foi uma iniciativa do Comitê Pró-equidade da Setre, que tem entre as suas ações para manter a certificação em 2009 sensibilizar outros órgãos a aderir ao programa nacional. A Setre é a única secretaria estadual do país a receber a certificação da SPM.

Consciente de que a promoção da igualdade é uma política de governo e um dos eixos da Agenda Bahia do Trabalho Decente, o secretário Nilton Vasconcelos afirmou que a participação da Setre no Pró-equidade de Gênero é o começo, mas que em breve será o próprio governo a receber a certificação.

“Temos que nos apropriar do conceito de pró-equidade no nosso cotidiano e garantir a igualdade no trabalho e em todas as instâncias. E o governo está buscando assegurar isso para todas as pessoas”, disse Vasconcelos.

Eunice de Moraes apresentou o programa a nível nacional, destacando a importância do debate dentro das empresas e mostrando como as pequenas ações podem contribuir para a promoção da igualdade.

Mudanças sutis

“É necessário compreender que, em muitos casos, precisamos de mudanças sutis para conseguir grandes efeitos. Temos a experiência de uma empresa, que, ao mudar as nomenclaturas dos cargos, as funcionárias passaram a se posicionar de outra forma, contribuindo para o avanço da organização”, explicou a representante da SPM.

Ela ressaltou também que o programa Pró-equidade de Gênero faz parte da Agenda Nacional do Trabalho Decente e que a autonomia econômica e a igualdade no mundo do trabalho são eixos principais do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.