O primeiro trimestre de 2009, o SineBahia teve o melhor desempenho dos últimos quatro anos no que se refere à captação de vagas e intermediação para o trabalho. Em todo o estado, foram 13.453 trabalhadores de volta ao mercado, para um total de 27.396 novas vagas captadas pela rede. Somente em Salvador, onde está em funcionamento a unidade central do SineBahia, foram captadas 9.672 vagas e colocadas 4.706 pessoas no mercado de trabalho, entre janeiro a março deste ano.

O resultado do balanço dos três primeiros meses foi comemorado pela superintendente do Trabalho e Emprego da Bahia, Maria Thereza Andrade. “O Governo da Bahia está enfrentando a crise intensificando os processos de intermediação e qualificação. E o resultado deste trabalho está evidenciado nos números atingidos pelo serviço”, destaca.

Capital

Comparado com o primeiro trimestre de 2008, o crescimento na capital registrado neste ano em relação ao número de colocados no mercado de trabalho foi de 118%, quando foram empregados 2.159 trabalhadores.

Também a relação do número de vagas e de encaminhamento de candidatos em Salvador teve um crescimento significativo. Foram captadas 74% a mais de vagas em relação aos três primeiros meses de 2008, e encaminhadas 45% a mais de pessoas ao mercado de trabalho em 2009.

Estado

O desempenho do estado neste primeiro trimestre de 2009 também foi bom. O número de colocados no mercado de trabalho foi 32,6 % a mais em relação a igual período de 2008. Os municípios que mais se destacaram foram Salvador, Itamaraju, Camaçari, Mata de São João, Alagoinhas e Juazeiro.

Neste primeiro trimestre do ano, 11% a mais de trabalhadores foram encaminhados ao mercado de trabalho e 29% a mais de vagas foram captadas em todo o território baiano.

“Esta boa atuação do SineBahia deve-se, também, às oficinas de Orientação para o Trabalho, Técnicas de Redação e Matemática, junto com os cursos de Informática, Técnicas de Vendas, Qualidade no Atendimento e Telemarketing”, explica Maria Thereza.

A rede SineBahia é formada por 118 unidades, presentes em 104 municípios. Até o final de 2009, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes à qual o serviço está vinculado, pretende inaugurar novas unidades de atendimento.

Visita

Nesta quinta-feira (2), representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) fizeram uma visita à unidade central do SineBahia para conhecer e acompanhar mais um pouco da nova metodologia implementada pelo sistema, considerada uma das mais modernas do país no que diz respeito à intermediação e capacitação.

A comitiva, composta pela diretora do Departamento de Políticas de Emprego (OIT/Genebra), Azita Berar-Awad; por Janine Berg e Marion Jansen, respectivamente especialistas em Emprego e Comércio e Emprego, depois de visitar todas as instalações do prédio, considerou o sistema de trabalho adotado como bastante inovador e que combina de maneira eficaz os elementos da intermediação numa mesma estrutura. Posteriormente, o grupo visitou o Centro Publico de Economia Solidária (Cesol), no bairro do Comércio.