Cinco estados (Minas Gerais, Alagoas, Pará, Sergipe e Mato Grosso) e 10 prefeituras firmaram parceria com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), que fornece, gratuitamente, o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG). A OGE oferece também assessoria para implantação e a capacitação técnica para os servidores das unidades de ouvidoria. A parceria deve ser fechada também com o estado do Espírito Santo.

“Em todo o Brasil, a melhor experiência que conheci foi a da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia", elogiou o gestor público da secretaria de Gestão do Estado do Espírito Santo, Edson Caetano, que visitou a OGE, na semana passada, para conhecer a estrutura organizacional da rede de ouvidorias baianas.

No Espírito Santo a instalação da ouvidoria está em fase de análise e formatação. Para Caetano, a ouvidoria cumprirá uma função essencial para a gestão pública, uma vez que funciona como um termômetro da sociedade. “Não basta ouvir por ouvir, é preciso analisar o que é dito pelos cidadãos, fazer relatórios e observar as questões em que precisamos melhorar”, pontuou.