A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai adotar a sistemática de gestão desenvolvida pela Secretaria da Administração (Saeb), por meio do Plano Diretor de Gestão (PDG). A instituição acaba de concluir a terceira etapa do programa que tem o objetivo de modernizar a gestão pública tornando-a mais eficiente, eficaz, e efetiva no atendimento às necessidades da sociedade. Com a Uefs, já são sete unidades administrativas do Estado a adotar o novo modelo de gestão pública desenvolvido pela Saeb.

As diretrizes que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão, sempre com o intuito de elevar o padrão de desempenho e qualidade, foram difundidas na universidade através de capacitação realizada este mês.

O coordenador de Disseminação de Tecnologias de Gestão da Saeb, Rafael Carvalho, explicou que faz parte da sistemática do PDG a disseminação de sua metodologia, além de acompanhar e avaliar a implementação das melhorias, objetivando, como produto final, a satisfação do cidadão com os serviços da organização em foco.

Todo o processo de implantação do PDG na Uefs, segundo ainda os monitores da Saeb, será pautado na realidade da universidade, como acontece nos demais órgãos estaduais onde o Plano tem sido disseminado. “O que se espera é que sejam implementadas melhorias em várias áreas, resultando no fortalecimento da capacidade gerencial da instituição, no aumento da eficiência da operacionalização dos processos e no alinhamento dos resultados com as metas estratégicas do Governo”, enfatizou o reitor José Carlos Barreto.

O PDG terá ciclos contínuos de avaliação na Uefs, baseados em oito critérios: liderança, estratégias, planos, cidadãos, sociedade, pessoas, processos e resultados.