Mais de 350 agricultores familiares das cadeias produtivas de associações e cooperativas, dos municípios do Território Vale do Jequiriçá, estão sendo mobilizados pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), para participar, desta terça-feira (12) até a próxima sexta-feira (15), da “Seagri Itinerante” em Amargosa e Jaguaquara.

Durante quatro dias, os agricultores das cadeias produtivas, desenvolvidas no território, irão discutir com os diretores dos órgãos vinculados à Seagri as dificuldades e entraves com relação à agricultura, caprinovinocultura, apicultura, piscicultura e comercialização. “Estamos aproximando a Seagri e os órgãos vinculados dos agricultores familiares. Durante o dia iremos ouvi-los sobre suas dificuldades e discutiremos as possíveis soluções, em um grande encontro com o secretário Roberto Muniz”, disse o presidente da EBDA, Emerson Leal.

O projeto “Seagri Itinerante”, criado pela Seagri, tem o objetivo de conhecer as dificuldades, de cada região e município baiano, e fazer com que o agricultor sinta mais de perto a presença do Estado. Dirigentes e técnicos das Superintendências da Agricultura Familiar, Irrigação, Desenvolvimento Agropecuário, Politica do Agronegócio, e dos órgãos vinculados, como Coordenação de Desenvolvimento Agrário, ADAB e Bahia Pesca, ouvirão as demandas dos agricultores, discutindo com eles alternativas de solução, para os problemas detectados, e farão apresentações, demonstrando o papel articulador da Secretaria.

Esta é a terceira versão do “Seagri Itinerante”, iniciado no Oeste do estado, em fevereiro deste ano, e que esteve na região de Juazeiro, no mês passado. A meta da Seagri é realizá-lo em todas as regiões produtivas da Bahia.