Os secretários da Agricultura dos 21 municípios que fazem parte do Vale do Jequiriçá estarão em Salvador, nesta terça-feira (19), para participar de uma série de reuniões de trabalho com os dirigentes e técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário, EBDA; Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Adab, e Bahia Pesca. O encontro com os secretários foi marcado durante a realização da Seagri Itinerante, na semana passada, programa realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, para levar o governo para mais perto do produtor e para conhecer e debater soluções para os problemas da agricultura de cada município.

Entre os dias 12 a 16 deste mês a Seagri se transferiu para o Vale do Jequiriçá, discutindo com os representantes das cadeias produtivas as alternativas de soluções para as demandas levantadas

De acordo com o secretário Roberto Muniz, o encontro com os secretários municipais de Agricultura “tem o objetivo de otimizar as políticas públicas do Estado junto aos municípios”. Isso representa em concreto a descentralização das ações da Seagri, que fortalece a parceria com os secretários da Agricultura dos municípios.

A primeira reunião vai acontecer com os técnicos da Adab, às 9 horas, na sede da empresa, na Avenida Dorival Caymi, 5649, Itapuã. Às 14 horas, os secretários será recebidos na seda da Adab, em Ondina. Às 16h30 acontece a reunião com os técnicos da Bahia Pesca, também em Ondina, na Rua Adhemar de Barros, 967.

Na pauta das reuniões estão temas como assistência técnica, questões ligadas à cadeia do leite, descarte de embalagens de agrotóxicos e comercialização dos produtos da agricultura familiar e acesso aos programas disponibilizados pelos governos do Estado e federal.

Vale do Jequiriçá

Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Iramaia, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Laje, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra são os 21 municípios que compõem o Vale do Jequiriçá. Localizado a 253 quilômetros a oeste da capital baiana, possui nome de origem indígena que tem como significado instrumento de pesca (jiquir) e rio (içá). Pecuária, Agricultura, Comércio e Casa de Farinha são as atividades econômicas mais importantes para a economia dos municípios.