A região de Irecê, referência na produção em larga escala de pinha, vai sediar uma unidade experimental para realização de todos os tratos culturais que envolvem desde o plantio, até os métodos de controle das principais pragas. Para viabilizar a instalação, será assinado, nesta quinta-feira (14), o Termo de Cooperação Técnica entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a prefeitura de Presidente Dutra, contando com a parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e de universidades, para intercâmbio técnico e científico, dentre outras.

O ato de assinatura acontecerá durante o Seminário Regional sobre a Cultura da Pinha e Perspectivas de Mercado. Organizado pela Adab, o seminário visa a prevenção e controle de focos de pragas de anonáceas no território baiano, através do manejo integrado. O evento, que termina na sexta-feira (15), será realizado na Câmara de Vereadores do município de Presidente Dutra.

Com uma produção anual de 18 mil toneladas de pinha, geração de cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos, e uma mão-de-obra predominantemente familiar, a região de Irecê quer se tornar também referência no uso adequado de fertilizantes.

“Para a Adab o desafio é, através do Projeto Campo Limpo, atingir o pequeno produtor rural que, segundo pesquisas, é quem mais descarta incorretamente as embalagens de agrotóxicos, pondo em risco a própria saúde e o meio ambiente”, considerou o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto.