Reforçar o atendimento no campo para fortalecer a execução das atividades agropecuárias nos municípios. Com este propósito, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), assinou Convênio de Cooperação Técnica com as prefeituras de Planaltino e Lage, nesta quinta-feira (14), no auditório da Igreja Matriz de Jaguaquara, durante as atividades da Seagri Itinerante na região.

Pelos convênios, as prefeituras de Planaltino e Lage vão colocar à disposição da EBDA engenheiros agrônomos e técnicos administrativos, enquanto a empresa entrará com treinamentos e ações da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). “Essa parceria vai contribuir para melhorar a condição de vida do homem no campo, com a ampliação do atendimento aos agricultores familiares”, disse o secretário da Agricultura, Roberto Muniz.

O convênio prevê atendimento prioritário às comunidades rurais, aos agricultores familiares, aos médios produtores e às organizações de agricultores, no processo de desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e social da população rural, tendo como suporte as ações programadas e desenvolvidas pela EBDA.

“A EBDA vai orientar e treinar os técnicos disponibilizados para que atuem com êxito para o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Jiquiriçá”, assegurou o presidente da EBDA, Emerson Leal.

Satisfeitos com a Seagri Itinerante e com os convênios estabelecidos, mais de 250 agricultores dos municípios beneficiados participaram do evento. O agricultor Valdemir Xavier, presidente da Central das associações de agricultores de Jaguaquara, acredita que a iniciativa vai facilitar as atividades dos agricultores do município. “A carência de técnicos dificulta a assistência aos agricultores; esperamos que a presença da Seagri nos ajude a enfrentar esta e outras dificuldades na região”, disse o agricultor.

Já Penina Ribeiro, lavradora de Jaguaquara, que cultiva hortaliças, afirmou que a presença da Seagri Itinerante vai melhorar as condições do agricultor na região. “Agora vamos voltar a ter assistência e com o apoio dos técnicos da EBDA e da Seagri esperamos melhorar a nossa produção e a comercialização dos nossos produtos”, enfatizou a agricultora.

A Seagri Itinerante leva o Governo do Estado ao encontro do produtor para conhecer de perto as dificuldades de cada região e buscar, em conjunto com os parceiros, as soluções. A primeira edição aconteceu em Barreiras, no Oeste do estado, em fevereiro deste ano, a segunda em Juazeiro, em março; até o final do ano, todo o estado será contemplado com o projeto.