A participação de produtores em feiras e exposições tem contribuído significamente para elevar o consumo de flores e plantas ornamentais, dando maior visibilidade ao segmento e facilitando também a entrada de produtos no mercado consumidor. É o que avalia a organizadora da 2ª Exposição Nacional de Orquídeas de Salvador, Cristina Soares. O evento, que conta com o apoio da Secretaria da Agricultura (Seagri), começa nesta sexta-feira (29) e segue até domingo (31), no Centro de Convenções de Salvador.

A exposição é uma iniciativa da entidade Orquidófilos Baianos Associados (Oba) e conta com a participação de orquidófilos, produtores, colecionadores, técnicos e pesquisadores. Além das orquídeas do estado da Bahia, virão também flores e plantas ornamentais dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, que juntos representam fundamental contribuição para o crescimento da atividade floricultura na Bahia. Os expositores esperam comercializar 10 mil plantas e atrair um público diário de 2 mil pessoas.

Para a coordenadora do Programa Flores da Bahia, da Seagri, Andréa Sherer, o evento poderá se constituir em um referencial de estímulo à produção, comercialização e aumento do consumo per capita de flores, com vistas a unir e consolidar os elos da cadeia produtiva, além de permitir a geração de alternativas economicamente viáveis às famílias de floricultores do Estado.