Em continuidade à primeira etapa da campanha de combate a febre aftosa, que acontece durante o mês de maio, a Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), realizará o primeiro seminário sobre o tema, nesta quarta-feira (13), às 9h no auditório do Centro Industrial de Suabaé (CIS), em Feira de Santana. O objetivo é, de forma estratégica, realizar seminários nos grandes polos produtivos para abordar temas de interesse do setor agropecuário, informar e conscientizar os criadores sobre a obrigatoriedade da vacinação e da declaração nos escritórios da Adab.

O encontro contará com as presenças do secretário da Agricultura, Roberto Muniz, e do diretor de sanidade animal do Ministério da Agricultura (Mapa), Jamil Souza, que abordará o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. O Secretário da Agricultura, Roberto Muniz, lembra que há oito anos a Bahia é reconhecida como zona livre da febre aftosa com vacinação.

Para o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, a luta contra a doença é constante. “Há mais de 40 anos lutamos contra a Aftosa e estamos há 12 anos sem um só registro de casos. Precisamos manter a luta e não permitir retrocessos. Queremos avançar para ter o rebanho bovino com 100% de cobertura”, concluiu Peixoto.