Tecnologias simples, de baixo custo, cursos, palestras e exposição de produtos oriundos da agricultura familiar é o que a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), está apresentando, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), na 7ª Exposição Agropecuária Nacional e 30ª Exposição Agropecuária de Jequié, no Parque de Exposição Agropecuária do município.

Além de expor no estande Institucional da Seagri os principais programas, projetos, tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos na região, a exemplo dos trabalhos com ovinocultura, café e palma, a EBDA montou um Portal de Tecnologia para a Agricultura Familiar, em área livre, onde seus técnicos prestam orientações aos produtores sobre culturas oleaginosas como pinhão-manso e mamona, olericultura, culturas alimentares, como a mandioca, e pecuária de leite.

No Portal, as tecnologias são voltadas para a melhoria da qualidade de vida do agricultor e muitas foram plantadas em canteiros, como no campo. Também foram mostradas reservas estratégicas para alimentação animal, com as espécies gliricídia, leucena, palma e sorgo forrageiro; fardos de feno de plantas nativas melhoradas, e também a apicultura, que é demonstrada como alternativa de geração de renda, com a produção de mel, própolis, pólen e cera.

Muito visitadas, as tecnologias hidráulicas para captação de água chamam a atenção dos agricultores, como os canteiros irrigados com sistema produzido com garrafas “pet”. A bomba Faustino, de captação manual para sucção d’água, e energia solar para bombeamento de água são igualmente procuradas.

A EBDA também é a coordenadora da Vila da Agricultura Familiar, que tem os programas e projetos desenvolvidos nos Territórios Médio Rio de Contas e Vale do Jequiriçá, principalmente os com foco na organização e agregação de valor à pequena produção. Nesse espaço, as associações de agricultores familiares, de assentamentos de áreas de Reforma Agrária e da Economia Solidária estão apresentando suas principais atividades econômicas, representando sete municípios da região, com artesanatos, doces diversos, dentre outros produtos.

Além de exposição e mostra de ações, a EBDA está promovendo cursos, como o de Laticínio – que ensina como aproveitar o excedente de leite para a fabricação de queijos e iogurtes -, e palestras sobre Homeopatia Animal, Melhoramento Genético em Ovinos, Manejo Apícola, Fruticultura e Olericultura, e Mandioca na Alimentação Humana e Animal.

No evento, a EBDA também disponibiliza publicações técnicas e científicas, para compra, e distribui, gratuitamente, folhetos e cartilhas explicativas sobre diversas culturas.