O aumento da oferta de água na zona rural é uma das prioridades do governo da Bahia através do Programa Água para Todos. No município de Antônio Cardoso, a 150 km de Salvador, na localidade de Crumataí, o sistema simplificado de abastecimento de água foi totalmente recuperado e ampliado pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente, para atender mais de mil pessoas. Agora a população dispõe de água tratada e de qualidade. Foram investidos R$ 118 mil e a obra será entregue pelo governador Jaques Wagner, na próxima quinta-feira, dia 21.

A captação é feita no lago da Barragem de Pedra do Cavalo , no Rio Paraguaçu, através de uma estação flutuante. A partir daí, a água é levada por uma adutora com extensão de 2.526 metros até a estação de tratamento com filtração direta e capacidade para processar dois litros por segundo.

De acordo com Cícero Monteiro, presidente da Cerb, o sistema de abastecimento de água foi totalmente redimensionado em razão da captação feita pelo governo anterior não atender a demanda da comunidade.

A Cerb implantou ainda dois reservatórios de 20 m3, caixa de quebra-pressão e uma rede de distribuição perfazendo um total de 6.276 metros de extensão. Além disso, a empresa executou 216 ligações domiciliares com instalação de hidrômetros.

Para Cícero Monteiro, essa obra significa a união de todas as ações de abastecimento de água e saneamento básico, dentro do Programa Água para Todos, para aumentar o fornecimento de água na zona rural de 30,8 para 51,8% . Essa obra, além de fornecer água de qualidade, vai contribuir para a redução da incidência de doenças endêmicas na comunidade beneficiada.