Os 2.392 habitantes da Vila Rosário, no município de Correntina, foram beneficiados com a construção de sistema de abastecimento de água. A obra, feita pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), será entregue à população nesta sexta-feira (22) pelo governador Jaques Wagner.

Um poço tubular perfurado pela empresa com 240 metros de profundidade e vazão máxima de 24 litros por segundo, onde a água é captada e levada por uma estrutura de adução com 370 m de tubulação. A água é tratada por dois filtros e, após passar pela casa de química em alvenaria, com área construída de 37 m², é distribuída por rede com 19.704 m de extensão. Os moradores têm acesso direto a água por meio de 559 ligações domiciliares instaladas, sendo 197 em parceria com a prefeitura de Correntina.

De acordo com o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, além da construção do sistema de abastecimento de água, onde foram investidos cerca de R$ 1 milhão e 245 mil, a empresa concluiu a casa de administração em alvenaria, composta de sala de espera, atendimento ao público e sanitário.

Essa obra é de fundamental importância para sanar as dificuldades que a comunidade tinha com o antigo sistema de abastecimento de água, que era muito precário e a maioria não tinha acesso à água. “A população necessita de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente para atender a suas necessidades, para proteção de sua saúde e propiciar o desenvolvimento econômico”, acrescenta Monteiro.

A Vila Rosário está localizada a 206 km da sede municipal de Correntina, na região oeste da Bahia, a 1.200 km de Salvador, na divisa com o Estado de Goiás. A população local é basicamente formada por imigrantes oriundos do Centro-Oeste e Sul do País que se fixaram na região e vivem da agricultura de algodão, soja, milho, arroz, entre outras.