Publicada às 13h15
Atualizada às 16h00

O governador Jaques Wagner voltou a sobrevoar na manhã deste domingo (10) os locais mais atingidos pela chuva que cai sobre Salvador e Região Metropolitana desde a última terça-feira (6). Após o sobrevoo do governador, os secretários Walter Pinheiro, do Planejamento, Afonso Florence, de Desenvolvimento Urbano e Robinson Almeida, Assessor Geral de Comunicação, foram até o Subúrbio Ferroviário da capital baiana para avaliar de que forma se daria a ajuda do governo para amenizar os problemas causados na comunidade atingida na Rua de Deus, em Paripe, devido os deslizamentos de terra. Lá, cerca de 50 famílias perderam suas casas e outras estão em situação de risco.  Wagner autorizou ainda o deslocamento imediato de máquinas do Derba para o local para que fossem iniciados os trabalhos de remoção de terra e desobstrução de vias.

Durante a visita, os secretários fizeram uma análise para detectar como as políticas habitacionais do Governo do Estado podem resolver a situação crítica provocada pela chuva. “Além da intervenção física nos locais atingidos pelas chuvas, através da Embasa e do Derba, o Governo do Estado já está fazendo a contenção de taludes, vai iniciar o deslocamento das famílias e a inclusão destas no programa de habitação “Dias Melhores”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence. Enquanto, aguardam a construção das casas, em regime emergencial, as famíilias serão colocadas em casas alugadas pelo Estado. O cadastramento das famílias desabrigadas, e também das que estão em áreas de risco, começa imediatamente.

No final da manhã, o governador Jaques Wagner se reuniu com a prefeita Moema Gramacho, Lauro de Freitas, para fazer um balanço dos estragos causados pela chuva no município e tomar providências semelhantes as realizadas em Salvador.