Uma semana depois de ver a casa onde morava no bairro de Canabrava desabar por causa da chuva, o ajudante de pedreiro Alberto Andrade ainda não conseguiu se refazer do susto. “Estou dormindo no vizinho. Quando vejo o que restou da minha casa dá vontade de chorar, mas com fé em Deus e muito trabalho vou reconstruir tudo”.

A família de Alberto foi uma das 70 famílias beneficiadas com a distribuição de material de pronto-atendimento pela Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec). Ele recebeu dois colchões, uma lona e um vale cesta básica. Este foi o primeiro lote que atendeu aos desabrigados dos bairros de Canabrava e Sussuarana, em Salvador.

A Doméstica Joelísia Santos também recebeu a ajuda. Ela perdeu móveis e eletrodomésticos depois que o vento arrancou o telhado da casa onde morava. “Eu e minhas filhas estamos dormindo na casa de minha mãe. Agora temos colchões, vamos ter o que comer, e com a lona posso cobrir o que restou, até consertar o telhado”, disse.

O trabalho, que pretende diminuir o sofrimento de quem, assim como Alberto e Joelísia, teve que deixar sua casa por conta do temporal, também será realizado nos bairros de Paripe, Cajazeiras, Pirajá e Avenida Suburbana. Além de Salvador, o material está sendo distribuído em Simões Filho, Lauro de Freitas, Mascote e Guaratinga.

Além de distribuir material de pronto-atendimento, o Governo do Estado disponibilizou máquinas e equipamentos para realizar o trabalho de reconstrução das cidades atingidas pela chuva. As famílias que perderam as casas também vão ter prioridade nos programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida.