Publicada às 13h30

Atualizada às 17h30

Quase 4 mil materiais de Pronto Atendimento (cesta básica, cobertores, filtros e colchões) e 20 rolos de lonas foram distribuídos pelo Governo do Estado aos municípios de Lauro de Freitas, Mascote e Simões Filho. Esses foram os únicos municípios que solicitaram doação de pronto atendimento, dos oito que decretaram situação de emergência no estado. Os dados foram divulgados durante reunião realizada nesta sexta-feira (8) entre a Coordenação da Defesa Civil do Estado (Cordec), Embasa, Voluntárias Sociais, Conder, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado (Cordec), Antonio Rodrigues, o governo estadual está preparado para atender a todas as cidades que solicitarem o envio de cesta básica, colchões, cobertores, filtros e lonas. Ele explica também que além do pronto atendimento, o Estado enviou para os municípios em situação de emergência, maquinário para desobstrução de canais e vias, apoio técnico para avaliação dos danos causados pelas chuvas e auxílio ao atendimento a desabrigados.

Para a desobstrução de canais e vias e outros trabalhos emergenciais foram enviados pelo Derba a Salvador e Lauro de Freitas, 11 máquinas, como carregadeiras, caminhões, retro-escavadeira, escavadeira hidráulica e caminhão de lubrificação. Para intervir na capital baiana foram cedidos quatro caminhões basculantes, três carregadeiras frontais, duas retroescavadeiras e uma escavadeira hidráulica. Além dos equipamentos, a equipe operacional do Derba fará a manutenção e o abastecimento das máquinas durante os trabalhos emergenciais.

A Embasa está apoiando as prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas com seis equipes que estão atendendo as solicitações de desobstrução de redes de drenagem e diagnóstico de pontos de alagamento. A Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) relocou 43 famílias que estavam em áreas de risco e está mapeando as localidades onde podem ocorrer deslizamentos de terra, juntamente com a Defesa Civil de Salvador (Codesal). “O Governo do Estado está disponibilizando toda estrutura de apoio aos municípios em situação de emergência. É bom lembrar que o papel do Estado é de apenas complementar as ações das gestões municipais, enquanto a prefeitura é a maior responsável pelas intervenções”, explicou Rodrigues.

Decretos encaminhados a Brasília

Além das medidas de apoio, o Governo do Estado encaminhou, nesta sexta-feira (8), via malote, à Defesa Civil Nacional, em Brasília, o decreto de situação de emergência de seis municípios, Salvador, Lauro de Freitas, Mascote, Simões Filho, Camacan e Vera Cruz. Através do reconhecimento do Governo Federal, as prefeituras poderão receber recursos financeiras a fim de intensificar as ações nas cidades que tiveram danos devido as chuvas. Candeias e Guaratinga não tiveram seus decretos homologados por estarem regularizando documentações que comprovem a necessidade de decretar emergência.

Em toda Bahia 350 famílias estão desabrigadas, sendo 126 em Camacan e 37 em Salvador. O pintor João Ferreira, 38 anos, é um dos desabrigados da capital baiana. O imóvel que ele dividia com oito parentes, entre eles, seus dois filhos, no Candeal de Brotas, desabou com a forte chuva da última terça-feira (5). “A contenção cedeu e tivemos que sair rápido de casa, logo depois o imóvel foi derrubado. O que mais quero agora é o meu lar de volta. Mas, toda ajuda é bem vinda”, conta Ferreira. O pintor e seus familiares foram socorridos por uma rádio comunitária do bairro e pela Associação Pracatum, que solicitou a Cordec ajuda para João e outras duas famílias desalojadas. No total, foram disponibilizados 10 colchões, 10 cobertores e dois rolos de lona.

Salvador registrou neste mês de maio um alto índice pluviométrico, que alcançou até agora 218,2 milímetros, enquanto o esperado para todo o mês é de 349,5 milímetros, segundo expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com base no histórico do período nos últimos 30 anos. O instituto prevê continuidade da chuva neste sábado e domingo (9 e 10), mas com períodos de melhoria, já que os aglomerados de nuvens estão se dissipando.

A Coordenação da Defesa Civil do Estado (Cordec) está mobilizando a população também para ajudar famílias desabrigadas, doando colchões, alimentos não-perecíveis, cobertores, entre outros. Os interessados devem ligar para: 71 3371-9874 / 9609-9735 (plantão da Cordec).