LOCAL: Pelourinho.
DATA: 31.05.09 (domingo)
HORÁRIO: 15h30

O QUE É: Anúncio das 12 cidades escolhidas para serem sedes da Copa do Mundo de 2014.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ANÚNCIO: Acontece após a reunião do comitê executivo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), na cidade de Nassau, nas Bahamas. O Governo do Estado, em parceria com a prefeitura da capital baiana, preparou uma festa para a ocasião que divulgará as 12 cidades escolhidas, entre as 17 candidatas. Telões transmitirão o resultado para os baianos que quiserem assistir a cerimônia em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, animados pelo som dos blocos afro Olodum e Ilê Aiyê.

SALVADOR: Alguns aspectos fizeram da cidade umas das principais concorrentes. Entre eles destacam-se a reconstrução do estádio de Pituaçu, a qualidade do projeto da nova Fonte Nova, a infraestrutura turística, com os números de leitos da rede hoteleira e de vôos internacionais, além da capital baiana ser o primeiro destino turístico do Norte e Nordeste e terceiro do país, possuindo uma localização privilegiada no território brasileiro, facilmente acessível por via aérea e terrestre. Outros pontos positivos são o fato de Salvador ter sido primeira capital brasileira e a força da torcida baiana.

FONTE NOVA: O novo estádio terá suas características arquitetônicas atuais preservadas, mantendo a abertura em formato de ferradura, voltada para o Dique de Tororó. A capacidade será para 55 mil pessoas, podendo ser ampliada para até 60 mil, com instalação de arquibancadas provisórias na abertura da ferradura. Ao todo, serão 47 camarotes com 1.330 assentos e uma área multiuso. Além disso, será construído, em área anexa, um estacionamento com capacidade para 5 mil vagas. Um dos detalhes principais do projeto é a moderna cobertura (semelhante à utilizada no estádio da cidade de Hannover/Alemanha), que usará uma estrutura leve para não prejudicar a visão do entorno do estádio.

COPA DO MUNDO: É um dos maiores eventos midiáticos mundiais. Em países e cidades subsedes, o evento proporciona uma maior visibilidade para o local, além de resultar no incremento do turismo, melhoria da infraestrutura urbana permanente (transporte, saúde e energia), geração de trabalho e renda na execução das obras durante a copa, potencialização de novos investimentos na cidade e elevação da auto-estima da população. Em Salvador, os recursos para tanto sairão, basicamente, da iniciativa privada e do governo federal, com uma pequena contrapartida do Estado. Seguem abaixo alguns benefícios que serão trazidos para cidade com a Copa.

Infraestrutura: Um investimento de mais de R$ 2,6 bilhões destinado a organização do transporte, em infraestrutura urbana, incluindo a Via Expressa Baía de Todos os Santos, a conclusão das primeira e segunda linhas do metrô, o projeto Transalvador, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal, a modernização da linha ferroviária Calçada-Paripe, além de todo o programa de mobilidade urbana que vem sendo desenvolvido pelo governo federal, desobstruindo grandes pontos de estrangulamento.

Acesso: Os sistemas aeroportuário e portuário também receberão grandes investimentos. Neste contexto, já está sendo construída uma nova pista de pouso e decolagem no aeroporto Luís Eduardo Magalhães. Também será feita uma dragagem no porto, para que ele possa receber navios de grande calado, além da ampliação da ponta norte do terminal portuário, que vai em direção à Feira de São Joaquim, e a construção de uma grande estação de passageiros para receber cruzeiros.

Saneamento e habitação: O Centro Histórico e áreas circunvizinhas serão recuperadas e favelas metropolitanas urbanizadas. Os investimentos ainda ampliarão o esgotamento sanitário no entorno da Baía de Todos os Santos e o sistema de abastecimento de água da capital baiana.