A partir do segundo semestre deste ano a TV Educativa da Bahia vai veicular, para todo o Brasil, o programa “Tô Sabendo”, com apresentação do professor Jorge Portugal. O programa vai organizar competições de perguntas e respostas entre estudantes de Salvador (BA), Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ), com base nos conteúdos relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aos vestibulares das principais instituições de ensino superior do país.

O público-alvo do “Tô Sabendo” são vestibulandos, jovens do ensino médio que desejam realizar provas do Enem e estudantes que pretendem retomar seus estudos, segmentos estimados em um total de 5 milhões de pessoas em todo o país. O programa terá três edições semanais – duas de 30 minutos de duração, a serem exibidos entre segunda-feira e sexta-feira, e uma de 60 minutos aos sábados. A previsão é que a primeira temporada tenha a duração aproximada de dez meses, com veiculação de 95 edições do programa.

O projeto contará, também, com o portal de conteúdo “Tô Sabendo Mais”, a ser inaugurado no final de julho, com bate-papos, exames simulados e material didático interdisciplinar sobre temas relacionados ao processo seletivo de ingresso ao ensino superior. Haverá, ainda, uma competição via web que pretende mobilizar estudantes de todas as regiões do país, inclusive do circuito Salvador-Belém-Rio de Janeiro.

Nas três capitais, os alunos que irão participar do programa “Tô Sabendo” serão escolhidos nas oito escolas públicas do ensino médio de melhor colocação no ranking do Enem de seu respectivo estado. A seleção será feita pelos professores de cada instituição de ensino.

O programa “Tô Sabendo” é uma parceria entre a TVE Bahia Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), o Ministério da Cultura (programa “Mais Cultura”), a TV Brasil e TV Cultura do Pará.

Programa segue novo modelo de seleção para a universidade

Com recursos do “Mais Cultura” acima de R$ 6 milhões e R$ 1,5 milhão de investimento direto do Irdeb, o “Tô Sabendo” estará alinhado com o novo modelo de processo seletivo para ingresso no ensino de terceiro de grau, proposto pelo Ministério da Educação (Mec) e por instituições como a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A solenidade de lançamento do programa, na última quinta-feira (14), no Palacete das Artes Rodin Bahia, contou com as presenças do diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro, do secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, do diretor do Instituto Anísio Teixeira, Penildon Silva Filho, e da presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), Regina Lima.

“Pela primeira vez em um estado fora do eixo Rio-São Paulo, a TV pública faz um programa que vai ser transmitido para todo o Brasil”, disse Pola Ribeiro. “Queremos vida longa para esse projeto. Esperamos consolidá-lo no primeiro ano e, futuramente, representar todas as cinco regiões do país no programa.”

“Hoje, a escola compete em condições de desigualdade com outras fontes de informação”, disse Adeum Sauer. “Temos que utilizar o potencial do instrumento valioso que são os novos meios tecnológicos. A educação não pode prescindir desses instrumentos pedagógicos.”