As ações do Governo do Estado, próprias e em parceria com órgãos federais e municipais, para minimizar os efeitos das chuvas na Bahia, principalmente em socorro às famílias desabrigadas; as inaugurações de rodovias, entrega de moradias e galpão para produção industrial coletiva; além de referências ao 13 de maio e ao Dia das Mães, são os assuntos abordados pelo governador Jaques Wagner no programa radiofônico "Conversa com o governador", que vai ao ar nesta terça-feira (12).

No programa, Wagner recorda a reunião com os prefeitos de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, áreas mais atingidas pelas chuvas na semana passada, somando esforços dos governos estadual, federal e municipais para diminuir as consequências das chuvas. Ele destaca que toda a estrutura do Estado " Embasa, Derba, Defesa Civil, as próprias Voluntárias Sociais " é usada nas ações de recuperação dos danos e assistência aos desabrigados.

"Estamos trabalhando com a figura do aluguel, colocando pessoas em prédios públicos, quando couber, distribuição de colchões, distribuição inclusive de cestas básicas através da própria Conab. É um somatório de esforços exatamente para que a dor dessas famílias possa ser menor", enumera o governador. Ele assinala que, além da chuva, o governo está atuando para minimizar os efeitos da seca no interior, com o programa Água Para Todos, a construção de cisternas e, no limite, o uso de carros-pipa.

O governador observa que, além de resolver os problemas das inundações e da seca, todos devem refletir sobre a questão da natureza e do meio ambiente. "Quanto mais o homem agride o meio ambiente, é como se um grito da natureza viesse, fazendo seca de um lado e enchente e chuvas de outro. Portanto, é muito importante cuidar das pessoas agora, cuidar das cidades, aumentar a nossa consciência de preservação da natureza, porque sem um meio ambiente preservado, realmente a vida do homem sobre a Terra fica cada vez mais difícil", alerta.

Sobre a agenda de inaugurações no interior, Wagner afirma que "o espantalho da crise é trabalho" e que "não adianta ficar no chororô", para lembrar que entregou 44 quilômetros de estrada entre Itambé e Itapetinga da BA-263, já lançou a licitação do trecho Itambé-Vitória da Conquista até Brumado, entregou, também, em Floresta Azul e Ibicaraí, o trecho de 8,2 quilômetros, melhorando, mais ainda, a BR-415, que vai chegar até Ilhéus, e já está trabalhando na duplicação entre Itabuna e Ilhéus.

Ainda falando sobre rodovias, o governador reconhece que em vários pontos no Norte "a 210, a 235" no entorno do Lago de Sobradinho, ainda precisam de serviço de recuperação, mas adianta que com o Premar, do Banco Mundial, e com o empréstimo do Banco Interamericano, o Estado irá receber mais dinheiro para complementar todas essas obras.

"Lá em Central, entregamos algumas obras" a Indústria Cidadã, a entrada da cidade, 100 casas" e vamos entregar um Posto de Saúde da Família. Então, como eu gosto de dizer: nós estamos trabalhando nos quatro cantos da Bahia e, independente de crise, eu vou continuar nessa minha batida de melhorar a vida das pessoas, principalmente em saúde, educação, segurança e infraestrutura", reafirma Wagner.

No encerramento do programa, o governador parabeniza as mães baianas pelo Dia das Mães e destaca que o 13 de maio é uma data-símbolo, como o 20 de novembro, também, que é o Dia Nacional da Consciência Negra. Wagner pontua que a data foi "o dia em que institucionalmente o governo de então reconheceu e decretou o fim da escravatura no Brasil".

O Conversa com o Governador é produzido semanalmente pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e disponibilizado na página www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-071-7328, além de ser reproduzido pela Educadora FM 107,5 e vários veículos de comunicação da capital e do interior.