O artista plástico francês, cenógrafo e designer, Pierre David, estréia a programação do Ano da França no Brasil, do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). A mostra, lançada nesta segunda-feira (4), transita pelo universo das cores, fazendo uma alusão às sociedades multirraciais. A exposição, que fica em cartaz até dia 31 de maio, é aberta ao público de terça a sexta e aos domingos e feriados, das 13h às 19h. Aos sábados, das 13h às 21h. A entrada é gratuita.

A mostra faz parte do projeto Artista Residente no MAM (AR-MAM) e traz fotografias de 40 modelos, muitos deles funcionários do museu e estudantes da Escola de Belas Artes da Ufbaa. “É estranho trabalhar nos bastidores de uma exposição e, de repente, fazer parte dela. Mas gostei do resultado”, disse Jackson Santos, um dos funcionários do MAM.

O mais inusitado da mostra é que foram criadas tintas com a mesma cor da pele dos modelos, que também fazem parte da exposição. Segundo o artista plástico, a mostra traz a diversidade de cores e raças. “A sociedade baiana é multirracial, assim como na França. Reduzir o interesse demonstrado por um indivíduo unicamente à sua cor coloca de uma forma imediata a questão do racismo”, afirmou David.

A jornalista francesa Saran Koly ficou surpresa com a semelhança entre os baianos e os franceses. “Ele representou muito bem a França nas fotografias. Não conseguiria distinguir quem seriam os baianos e quem seriam os franceses”, pontuou a visitante.

Segundo a diretora do MAM e curadora, Solange Farkas, a próxima a integrar o projeto é a artista Sophie Calle. “Atualmente, ela é uma das mais importantes expressões da arte contemporânea do mundo”, afirmou Farkas.

A exposição de Pierre David também é composta da série Ícones, que traz gravuras de crânios com diversos furos. “O crânio tem o emblema da imagem da morte e o buraco do crânio retoma a idéia da perda da memória”, explicou o artista.

A série traz, ainda, gravuras de catástrofes mundiais, como o 11 de setembro, da bomba de Hiroshima, do assassinato do presidente Kennedy, entre outros.

Serviço

Exposição Nuancier
Quando: até 31 de maio
Onde: Capela do MAM
Horário: terça a sexta e aos domingos e feriados, das 13h às 19h. Aos sábados, das 13h às 21h.
Entrada gratuita.