Duas equipes de técnicos da Escola de Administração da Ufba estão percorrendo, até sexta-feira (15), os 14 municípios do Território de Identidade do Baixo Sul para orientar prefeituras na implantação dos sistemas municipais de cultura. O trabalho é resultado de convênio com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) para assessoramento e assistência técnica a prefeitos e dirigentes do setor para a organização e fortalecimento da gestão da cultura nos municípios.

O objetivo é a criação de um órgão gestor da cultura, de um conselho municipal de cultura, com representantes da sociedade civil, e de um fundo municipal de cultura em todos os municípios do território.

Um encontro em Valença, na segunda-feira (11), reuniu prefeitos, vices, secretários de cultura e representantes de câmara de vereadores dos 14 municípios do Baixo Sul com o secretário de Cultura, Márcio Meirelles. “Os sistemas municipais de cultura são parte essencial do sistema Estadual, que representa um novo estágio nas relações entre Estado e prefeituras. Além de possibilitar uma relação aberta e democrática, a implantação do sistema otimiza recursos e facilita o desenvolvimento de projetos e programas em parceria”, afirmou Meirelles.

Além da apresentação do plano de trabalho dos consultores, no encontro foram anunciados os novos editais do Programa Mais Cultura, previstos para o próximo semestre, e o calendário das conferências municipais de Cultura.

Todos os municípios que integram o território do Baixo-Sul (Aratuipe, Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiuna, Itubera, Jaguaripe, Nilo Peçanha,Pirai do Norte,Presidente Tancredo Neves, Taperoa, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães) assinaram protocolo de intenções com a Secult para a implantação dos sistemas municipais de cultura.