O secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, participa, nesta quarta-feira (20), de encontro com prefeitos, secretários de cultura e representantes das câmaras de vereadores dos 20 municípios do Território de Identidade do Sisal. O encontro, que será realizado a partir das 9 horas, no Colégio Municipal de Barrocas, no centro da cidade, marca também o início do trabalho das equipes de técnicos da Escola de Administração da Ufba, que visitarão todas as cidades do território para orientar prefeituras na implantação dos sistemas municipais de cultura.

O trabalho dos técnicos da UFBA foi iniciado na semana passada, em Valença, e envolveu os 14 municípios do Território Baixo Sul. Nos dois territórios estão começando os trabalhos para fortalecer a gestão da cultura em cada um dos municípios, com a criação de um órgão gestor, de um conselho municipal, composto por representantes da sociedade civil, e de um fundo municipal de cultura.

O assessoramento das prefeituras é realizado graças a convênio celebrado entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e a Escola de Administração da Ufba. Os municípios do Baixo Sul e do Sisal foram os primeiros a assinar com a Secult protocolo de intenções para adesão ao Sistema Estadual de Cultura.

O Território de Identidade do Sisal abrange uma área de 21.256,50 Km², com população aproximada de 568.600 habitantes, dos quais 337.480 vivem na área rural. É integrado pelos municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.

Márcio Meirelles vai a Barrocas acompanhado da equipe da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secult. Além da apresentação do plano de trabalho dos consultores da Ufba, o secretário vai falar sobre os novos editais do Programa Mais Cultura, as Conferências Municipais de Cultura e sobre programas e projetos que envolvem o território do Sisal.