LOCAL: Museu de Arte Moderna (MAM), Avenida Contorno, Solar do Unhão, em Salvador.
DATA: 21.05.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: Coquetel de recepção ao presidente do Conselho Regional de Rhone-Alpes, Jean Jack Queyranne. 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

EVENTO: Queyranne, cujo cargo é equivalente ao de governador, chega à Salvador em visita não oficial para conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido pelos artistas franceses instalados na cidade, em temporada de residência artística, para as comemorações do Ano da França no Brasil. Ele será recepcionado pelo governador Jaques Wagner e na oportunidade conhecerá a exposição que deu início a participação do MAM no evento que aproxima a cultura dos dois países: a “Nuncier 3”. 

A BAHIA NO ANO DA FRANÇA NO BRASIL: O estado receberá cerca de 50 eventos até o final do ano. O calendário previsto para a Bahia é amplo e diversificado, fruto das parcerias entre os governos francês e baiano e diversas instituições locais e nacionais. Atrações de música, artes visuais, audiovisual e artes cênicas respondem por mais da metade de toda a programação, que pode ser conferida no site: http://www.cultura.ba.gov.br/. A mostra, já encerrada, "Culturas Crioulas: Olhares Cruzados", um trabalho coletivo resultado do intercâmbio entre os jovens artistas plásticos da Escola de Belas Artes da Ilha da Reunião e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a participação de dois autores franceses em mesas-redondas durante a 9ª Bienal do Livro no estado, além da exposição "Open Art", que reúne 23 artistas baianos e franceses e sai de cartaz hoje no Centro Cultural dos Correios (Pelourinho), são exemplos de manifestações culturais do Ano da França no Brasil em território baiano. A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) disponibilizou R$ 1,2 milhão, via Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), para projetos artísticos referentes ao Ano da França no Brasil chancelados pelo Comitê Misto Brasil-França.

NUANCIER 3: Foi desenvolvida especialmente para a Capela do MAM pelo artista plástico, cenógrafo e designer francês Pierre David, que está em Salvador através do projeto Artista Residente no MAM, que por sua vez faz parte do Programa Artistas Residentes da Secult. A mostra está em cartaz desde o último dia 4 e poderá ser conhecida pelo público até 31 de maio. “Nuancier” é a terceira parte de uma trilogia que trata da mesma questão: o que determina a escolha de um modelo? Nesta exposição, o critério de escolha dos modelos baseou-se na cor da pele.

ANO DA FRANÇA NO BRASIL: Trata-se de uma temporada cultural que irá de 21 de abril a 15 de novembro, surgida de compromissos diplomáticos bilaterais e de decisões tomadas no mais alto nível por chefes de Estado. Resultado de uma estreita colaboração entre diversos atores, este tipo de evento permite transformar a percepção que um país tem do outro. O Ano da França no Brasil é uma iniciativa dessa natureza, acordada e anunciada pelos presidentes de ambos os países em 2006 e que acontece em seqüência ao Ano do Brasil na França, realizado em 2005.

RHONE-ALPES: Pólo científico e universitário da França, é uma das quatro regiões mais prósperas da Europa (as outras são Bade-Wutemberg, na Alemanha; Catalúnia, na Espanha; e Lombardia, na Itália).