A Série TCA inicia sua temporada 2009 em grande estilo, recebendo o Ballet Nacional de Cuba, que volta ao Teatro Castro Alves para apresentar Giselle, uma das mais famosas coreografias da dança clássica mundial. Os bailarinos vêm a Salvador acompanhados pela fundadora e primeira-bailarina absoluta da companhia, Alicia Alonso. Reconhecido pela grande capacidade técnica e artística, o Ballet de Cuba faz apresentação única no dia 17 de maio, domingo, às 20h, na Sala Principal do TCA, com ingressos (inteira) entre R$60 e R$100.

Giselle tem uma representação de significativa importância dentro do repertório do Ballet Nacional de Cuba. Com uma narração concisa e o equilíbrio dramático e coreográfico, ocupa um lugar especial, sendo uma obra aclamada internacionalmente e a mais solicitada do repertório tradicional da companhia. Destaca-se, também, por ser, com esta obra e com Alicia Alonso, sua intérprete excepcional, que Cuba transcendeu pela primeira vez no âmbito internacional da dança. A versão coreográfica e a interpretação pessoal realizada por Alicia Alonso recebeu em 1966 o Grand Prix de la Ville de Paris; e em 1972, foi incorporada à Ópera de Paris.

O Ballet Nacional de Cuba ocupa a posição de uma das maiores companhias de dança do mundo. Criado em 1948, como Escola Cubana de Ballet, tendo Alicia Alonso como fundadora e primeira-bailarina, sempre foi reconhecido pelo talento de seus profissionais, que até hoje são dirigidos pela diva. O nome Ballet Nacional de Cuba veio após a revolução de 1959, quando passou por um novo programa cultural, com a contratação de novas bailarinas, coreógrafos, e outros profissionais do setor. A partir daí, apresentou crescimento e reconhecimento vertiginoso, tornando-se famoso também fora de Cuba.

Alicia Alonso

Fundadora do Ballet Nacional de Cuba, onde é a primeira-bailarina absoluta e coreógrafa, Alicia Alonso, a Diva das Divas do Ballet mundial é, acima de tudo, um exemplo de perseverança e coragem. Considerada uma das personalidades mais relevantes da história da dança, esta cubana, nascida em Havana, estreou no Ballet em 1931, tendo passado por escolas renomadas como a School of America Ballet. Iniciou suas atividades profissionais em 1938 na Broadway, em comédias musicais como Great Lady e Stars In Your Eyes, tendo atuado também no American Ballet Caravan, atual New York City Ballet, onde se tornou intérprete suprema das grandes obras do repertório romântico e clássico.

Em 1948, fundou em Havana, o Ballet Alicia Alonso, atual Ballet Nacional de Cuba, que manteve com seus próprios recursos até 1959, ano em que o governo de Cuba começou a oferecer apoio. Recebeu diversos títulos internacionais de reconhecimento e foi nomeada Embaixadora da República de Cuba, pelo Ministério das Relações Exteriores e Embaixadora da Boa Vontade da Unesco. Hoje, com sérios problemas de visão e locomoção, Alicia continua, mesmo em uma cadeira de rodas, na direção geral, acompanhando de perto todas as novidades e seguindo o grupo em turnês em todo o mundo

Série TCA

Há 14 anos, o Teatro Castro Alves inaugurou a Série TCA, um de seus projetos de maior prestígio e importância. Um projeto que tem como proposta inserir Salvador no circuito de grandes espetáculos internacionais, trazendo para a capital baiana alguns dos nomes mais relevantes da dança contemporânea, balé clássico, dança flamenca, música erudita e teatro. A proposta é também fortalecer o diálogo dos baianos, população e artistas, com culturas e produções artísticas de outros países. Tudo isso aliado a um serviço de assinatura que oferece conforto, rapidez e tranqüilidade para os espectadores.