As populações dos municípios de Medeiros Neto, Cairu, Macururé, Utinga, Amélia Rodrigues, Sítio do Quinto, Campo Formoso, Mucuri, Anagé, Bonito e Ibicaraí, no interior baiano, já podem comemorar a execução de obras como a implantação de sanitários residenciais, sistema de abastecimento de água, uma fábrica de fécula e farinha de mandioca, além de melhorias habitacionais e reforma de casas, com o atendimento a 2.571 famílias da zona rural.

As obras, que estão sendo realizadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), integram o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir e totalizam R$ 3,6 milhões em convênios.

Os acordos firmados entre a empresa e as associações comunitárias locais vão contemplar as comunidades de Juracitaba, Morere, das sedes de Macururé, Bonito e Sítio do Quinto, Lagoa Bonita, Amparo, Araras I, Lagedo e P.A Santa Luzia.
Somente no município de Mucuri, 302 famílias estão sendo beneficiadas com a implantação de uma fábrica de fécula e farinha de mandioca, no valor de R$ 159,7 mil, atendendo os assentamentos de Zumbi dos Palmares, Paulo Freire e Quilombo II, com geração de renda e melhoria de vida dos pequenos produtores rurais da região.

Já no município de Cairu, 394 famílias estão ganhando um sistema de abastecimento de água e um poço tubular, com convênios orçados em R$ 378,7 mil. As obras vão melhorar a oferta de água nas comunidades de São Sebastião e Morere.
No município de Utinga, a comunidade de Lagoa Bonita está sendo beneficiada com a implantação de melhorias habitacionais nas casas de 121 famílias, com investimentos da ordem de R$ 389 mil.

Ainda na esfera do Programa Produzir, o município de Anagé teve concluída a construção de uma barragem na comunidade de Olhos D’Água do Jacinto, contemplando, só nessa localidade, 47 famílias.

Em Campo Formoso, 65 famílias já receberam sanitários residenciais nas comunidades rurais de Mulungu e São Tomé. Em Ibicaraí e Medeiros Neto, 113 famílias também não precisam mais caminhar até fontes de água para tomar banho e atender às necessidades básicas.

Em 2008, através do programa, foram concluídos 325 projetos iniciados em exercícios anteriores, beneficiando 29.963 famílias em 192 municípios, tendo sido realizados 125 eventos de capacitação com um público de 2.999 produtores. Também foram firmados 235 novos convênios com entidades comunitárias, prevendo-se beneficiar 21.614 famílias em 116 municípios, com recursos da ordem de R$ 20,9 milhões.

Estão em execução 1.232 subprojetos, atendendo 126.811 famílias, tendo sido beneficiadas em 2008, no total, 162.620 famílias com 1.607 projetos comunitários nas áreas de apoio à saúde e saneamento, geração de renda, infraestrutura, apoio à educação, cultura e ambiente e projetos concluídos em exercícios anteriores