Estudantes do Colégio Antônio Vieira vão conhecer os serviços do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) e da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa). As palestras ocorrem nesta terça-feira (19) e nos dias 26 de maio e 9 de junho, das 9h às 11h, no auditório da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com a participação diária de 40 alunos das turmas de ensino médio.

O projeto “Experiências de Cidadania, vinculado ao Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral” consiste numa ação do Colégio na perspectiva de oferecer aos alunos uma visão mais ampla da sociedade e os trabalhos voltados para a construção de uma sociedade justa e solidária. Neste ano, o Projeto está pautado nas discussões sobre “Fraternidade e Segurança Pública”, tema da Campanha da Fraternidade 2009, realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma.

Com o tema “Fraternidade e Segurança Pública”, a Igreja Católica pretende suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao outro, a mediação pacífica dos conflitos. Como os valores que orientam o trabalho dos NUDH’s e da Ceapa coincidem com essa proposta, a SJCDH foi procurada pra apresentar esse trabalho aos estudantes.

“Diante da cultura da violência e da insegurança, o tema da Campanha deste ano deve mobilizar todos nós. A escola não pode ficar como mera observadora e/ou vítima desta situação, mas deve investir no aprofundamento deste tema, envolvendo famílias, alunos, professores, funcionários. Estas Experiências de Cidadania despertam isso: um verdadeiro sentimento de comunhão com o próximo, baseado na solidariedade e na caridade cristã”, ressalta Pe. Domingos, diretor do Colégio.