No último dia da Caravana da Educação, em Senhor do Bonfim, o encerramento das atividades foi marcado pela participação no desfile cívico realizado, nesta quinta-feira (28), em celebração aos 124 anos de fundação da cidade.

Representando o governador Jaques Wagner, o secretário da Educação, Adeum Sauer, assistiu junto ao prefeito da cidade, Paulo Machado, e demais autoridades, à recordação de todos os períodos de desenvolvimento das atividades educacionais no município. O tema do desfile foi “Caminhos da Educação Bonfinense: a escola que quero para mim”.

Durante seu discurso, o secretário Adeum Sauer anunciou que será implantada no município, uma nova unidade do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), que, como disse, “servirá para qualificar ainda mais a educação em Senhor do Bonfim”. O NTE irá funcionar no Colégio Estadual Rômulo Galvão. O secretário ficou satisfeito ao ver os estudantes, das escolas públicas e privadas da cidade, contarem a história do desenvolvimento da educação na cidade. “Espero que com esses desfiles, suas poesias e os discursos, se busque sempre enaltecer os valores das pessoas que fizeram essa cidade”, observou Sauer.

A secretária da Educação de Senhor do Bonfim, Lilian Teixeira, ressaltou a importância da participação da Caravana da Educação nos festejos da cidade, ressaltando que a educação se constrói de maneira satisfatória quando há a participação de diversas instâncias; e ela pontuou a necessidade da integração das famílias e da sociedade civil nesse processo.

O prefeito Paulo Machado ressaltou a importância de todos que construíram a educação no município. O prefeito também comemorou o crescimento da economia do município em 22%, baseada principalmente nas atividades do comércio e de serviços. Com isso, a cidade figura como a décima sexta maior economia do estado e está entre as 500 mais desenvolvidas no país.

Caravana

Após as atividades da manhã desta quinta-feira (28), os técnicos da SEC seguiram para o município de Juazeiro, onde será aberta hoje à noite, mais uma etapa de trabalhos da Caravana da Educação. A equipe permanece até o sábado (30), em atendimento à população, que será feito na sede da Diretoria Regional de Educação (Direc 15).

A Caravana já passou pelos municípios de Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Eunápolis, e irá passar por todas as 31 Direc do interior do estado. Em cada uma destas paradas, foram realizados uma média de 400 atendimentos e firmadas parcerias com entidades da sociedade civil e prefeituras.

A Caravana da Educação é a transferência temporária da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para os municípios onde estão situadas as sedes das Diretorias Regionais da Educação. A Caravana vem possibilitando uma intervenção cada vez mais ágil e eficiente nos problemas diagnosticados pela Secretaria da Educação.

Plano de ação do Compromisso de Gestão

Acompanhar e orientar os dirigentes escolares para alinhar as informações no processo de elaboração do plano de trabalho do Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação. Este é o objetivo de um dos encontros com dirigentes escolares promovidos durante a Caravana da Educação.

A coordenadora do Compromisso de Gestão, Adilza Teixeira, ressaltou que a Caravana é o momento de verificar o andamento do plano e motivar as escolas. Para ela, o mais importante é que as escolas tenham esclarecimento de que o trabalho deve ser feito coletivamente, pois o plano de ação deve ter as características e as metas da comunidade escolar. “O objetivo a ser alcançado é termos gestores comprometidos com a qualidade da educação e melhorar os índices educacionais”.

A diretora Maria da Conceição Costa, da Escola Maria Anita Miranda Rocha, em Campo Formoso, a 26 km de Senhor do Bonfim, já entregou o plano. “Fizemos reuniões e ouvimos as dificuldades. Detectamos que o principal problema era a ausência da família no processo educacional e decidimos trazê-los para a escola, por meio de visitas às residências e reuniões mais prazerosas”, declarou a diretora. Já Ediene dos Santos, diretora do Grupo Escolar Dr. Luiz Viana Filho, em Campo Formoso, afirmou que o plano da sua unidade escolar está em fase de adequação.