A equipe Bahia Robotics Team (BRT), do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com o time Bahia MR, foi vice-campeã da RoboCup Japan Open 2009 Osaka.

A competição científica, que aconteceu de 7 a 10 deste mês, na província de Osaka, ilha de Honshu, no Japão, contou também com a participação de três equipes japonesas: a Socio, a Fukui United e a Tatsunootoshigo.

Única representante do Brasil, a equipe baiana, que competiu na modalidade Futebol de Robôs Simulando Realidade Mista, é formada por estudantes do Curso de Sistemas de Informação, que desenvolveram e enviaram o software para controle dos microrrobôs-padrão na madrugada do dia 7 deste mês para o Japão. Lá, um operador da organização do evento executou o sistema para controlar os robôs na disputa.

A RoboCup Open 2009 foi uma competição movida com tecnologia brasileira. O software simulador (MR-SoccerServer) que forneceu todo o mecanismo físico do ambiente, como bola e traves, além de um árbitro capaz de verificar lances do jogo, foi desenvolvido nos laboratórios do Acso, no Campus I da Uneb, em Salvador.

Os japoneses aprovaram o software brasileiro, que será usado na Copa do Mundo de Robôs, que acontece na Áustria, de 29 de junho a 5 de julho deste ano.