A partir deste sábado (9), na partida Bahia x Paraná, pela série B do Campeonato Brasileiro, o torcedor só poderá entrar no Estádio Roberto Santos (Pituaçu) pelo portão indicado no ingresso. As catracas eletrônicas serão programadas para dar acesso somente aos portadores de bilhetes emitidos para o determinado portão.

Essa medida, sugerida pela Polícia Militar e acordada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) com a empresa Outplan -Visa e Esporte Clube Bahia, tem como objetivo melhorar a afluência do público, evitando os congestionamentos e atropelos nos dois portões mais procurados: Norte 1 e Norte 2, localizados na frente do estádio.

A expectativa da Sudesb e da Polícia Militar é que essa mudança venha facilitar a revista das pessoas na entrada, além de diminuir o fluxo por catracas, evitando problemas como erros de leitura provocados por excesso de demanda, em razão do tempo insuficiente para a passagem de cada torcedor.

Assim, as catracas do portão Leste 1 serão destinadas à torcida do clube visitante e ficarão livres para receber qualquer ingresso, independente da sua vinculação aos outros portões. O torcedor que quiser se instalar no local reservado à torcida visitante não precisará se preocupar com a indicação do portão no seu ingresso.

Essa nova sistemática, de acordo com a Sudesb, surgiu da necessidade de enfrentar um hábito que os frequentadores do novo Pituaçu vêm desenvolvendo desde a inauguração do novo estádio: o de permanecer, em grande número, nas áreas próximas, buscando o acesso às arquibancadas somente poucos minutos antes do início dos jogos, provocando congestionamento nos portões principais.