O secretário da Fazenda do Estado da Bahia, Carlos Martins Marques de Santana, é o novo Coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), colegiado formado pelos secretários de Fazenda, Finanças e Tributação de todos os Estados, além do Distrito Federal, e representantes do Governo Federal. Carlos Martins foi escolhido coordenador do Confaz pelos secretários da Fazenda dos estados na manhã dessa quarta-feira (13), em reunião realizada na cidade de Brasília, substituindo o até então titular da Fazenda do Maranhão, José de Jesus Rosário Azzolini.

O Confaz, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, desempenha a função de harmonizar os interesses na condução das políticas fazendárias estaduais. O Conselho define e aprova questões de legislação, como alíquotas e incentivos fiscais, além de firmar protocolos para implementação de políticas fiscais, permuta de informações e fiscalização conjunta, fixação de critérios para elaboração de pautas fiscais e outros assuntos de interesse dos estados e Distrito Federal.

Carlos Martins é mestre em Administração de Empresas e economista pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atuou no Pólo Petroquímico de Camaçari, no Movimento Sindical dos Trabalhadores Petroquímicos e na coordenação dos trabalhos do FNT (Fórum Nacional do Trabalho) na Bahia. Foi dirigente do Sindiquímica, da atual Confederação Nacional dos Químicos e, de 2003 a 2006, delegado Regional do Trabalho e conselheiro do Sesi/Senai e Sesc/Senac.

Abraçou a carreira docente e lecionou em diversas universidades de Salvador, dentre elas a FIB – Centro Universitário da Bahia – e a Faculdade Visconde de Cairu, instituição onde também acumulou o cargo de coordenador dos Cursos de Administração. Atualmente é secretário da Fazenda do Estado da Bahia, presidente do Conselho de Administração da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia e, a partir de hoje, é também coordenador do Confaz.