A participação da Venezuela no Mercosul e assinatura de acordos bilaterais entre os dois países são os temas dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, nesta terça-feira (26), em Salvador, durante o Encontro de Cúpula Brasil-Venezuela, no Hotel Pestana, bairro do Rio Vermelho (VII Reunião de Trabalho).

O governador Jaques Wagner também participa do encontro e assina um memorando de entendimentos com o governador do estado venezuelano de Arágua, Rafael Eduardo Isea, para cooperação nas áreas de desenvolvimento econômico e tecnológico, cultura, esporte, turismo, educação e saúde.

Chávez desembarca na Base Aérea de Salvador por volta das 9h e segue para o hotel, onde, às 10h, reúne-se com Lula. Às 11h30, serão assinados diversos atos e em seguida haverá uma entrevista coletiva à imprensa. Às 13h, os presidentes e convidados participam de um almoço, no hotel, oferecido pelo governador da Bahia.

Às 17h, no Palácio de Ondina, Chávez e Wagner assinam uma carta de intenção, com a finalidade de trabalhar em conjunto nas áreas de administração pública, turismo, programas sociais e cultura.

O retorno do presidente Hugo Chávez a Caracas, capital da Venezuela, está previsto para o final do dia.