O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe oficialmente o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, na Bahia, nesta segunda-feira (25). Lula, Wade e o governador Jaques Wagner participam, às 19h, no Teatro Castro Alves, em Salvador, do lançamento do 3º Festival Mundial de Artes Negras (Fesman) no Brasil.

Os ministros da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e do Senegal, Mame Dirame Diouf, também participam do lançamento, que terá apresentações de Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Gilberto Gil e Balé Folclórico da Bahia, além dos grupos de cultura africana, Balé do Senegal, Youssoun’dour e Cooumba Gwallo.

No dia 25 de maio é comemorado o Dia da Libertação da África, instituído pela ONU. O Brasil é o país homenageado nesta edição do festival. Serão realizadas, de 25 a 31 de maio, uma série de atividades para comemorar a Semana da África em Salvador, como exibição de filmes, palestras e shows.

O Brasil é o país convidado de honra do festival e a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, está organizando a presença brasileira. Uma das iniciativas é o lançamento de um edital para selecionar os artistas nacionais que irão participar de apresentações em Dacar, capital do Senegal.

Com o tema O Renascimento Africano, o 3º Festival será em Dacar, de 1º a 14 de dezembro deste ano. Entre as atrações, estão confirmados a cantora Cesária Évora, os instrumentistas Manu Dibango e Salif Keita, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, entre outros.